A Sociedade Espírita Allan Kardec (SEAK) é uma instituição espírita reconhecida em Porto Alegre. Em seus mais de 130 anos, já acolheu diversos espíritos, encarnados e desencarnados, com seus trabalhos de amor e caridade.
Ao longo dos anos, várias instituições foram idealizadas e fundadas no seio desta casa, como a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) e o Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), dentre outras.
Localizada no centro de Porto Alegre, é local de consolo e trabalho para aqueles que a buscam, sendo farol de luz a cintilar na região.
Aproveite, faça um tour em nosso site e conheça a nossa história.
No dia 13 de julho de 1894, em uma reunião de espíritos missionários, foi fundado o Grupo Espírita Allan Kardec, que após quase 5 anos se tornou Sociedade Espírita Allan Kardec. Esta Instituição Espírita gaúcha é a mais antiga ainda em funcionamento, tendo mais de 130 anos e sendo sempre foco de luz e caridade na capital do RS. Para chegar onde ela está hoje e se tornar o que é, foram várias etapas e obstáculos a serem atravessados.
CARLOS FERRARI
Carlos Ferrari era filho de Rafael Ferrari que veio da Itália com sua família e se tornou um fotógrafo reconhecido em Porto Alegre. Carlos também formou-se fotógrafo dando continuidade ao ateliê estabelecido por seu pai na Rua Duque de Caxias. Tornou-se renomado fotógrafo, fotografando diversas cidades do país, principalmente Porto Alegre, que ainda conserva registros seus dessa época.
Mercedes Ferrari nasceu em São Leopoldo e veio para Porto Alegre para estudar na Escola Normal, notável instituição de ensino que preparou célebres educadores, tendo passado a residir em um pensionato. Em seu trajeto diário, passava pelo ateliê fotográfico onde conheceu Carlos Ferrari.
Um amor nasceu entre eles e se desenvolveu obediente ao Evangelho de Jesus. Mercedes e Carlos casaram-se e permaneceram residindo na Rua Duque de Caxias.
MERCEDES FERRARI
JOAQUIM XAVIER CARNEIRO
Joaquim Xavier Carneiro era carioca, viúvo e guarda-livros, profissão hoje mais conhecida como contador. Veio do Rio de Janeiro para Porto Alegre para desempenhar sua atividade no comércio e professar com desembaraço e convicção a crença espírita. Possuía em sua casa uma sábia biblioteca contendo livros espíritas, principalmente as obras de Allan Kardec que circulavam, convenciam e convertiam os leitores. Foi o fundador ousado do Espiritismo na capital. Foi no atelier de Carlos que Joaquim – empunhando o facho de luz da terceira revelação – começou a divulgação para o estudo da doutrina Espírita, preparando os novos trabalhadores da seara!
O Sr. Olavo era também amigo de Xavier, trabalhava no Tribunal de Apelação do Estado onde exercia o cargo de íntegro secretário.
OLAVO FERREIRA
CARLOS PARETA
O Sr. Carlos Pareta era espanhol e estava naturalizado na sua segunda pátria. Era figura graduada na maçonaria riograndense e um irmão muito caridoso.